5 de maio de 2017

CIMU completa um ano e soma mais de 2 mil ações de fiscalização e operações

_EDI7928

Muitas mudanças aconteceram desde que o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) foi assinado entre as cidades de Teresina e Timon. Delegado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) em 31 de março de 2016, o consórcio completa um ano de funcionamento neste 5 de maio de 2017, com muitas ações,  e soma mais de 2 mil operações e fiscalizações.

Presidido pelo prefeito de Timon, Luciano Leitoa, o CIMU teve a sua sede oficialmente inaugurada no dia 10 de maio e funciona na Rua Rufino da Costa e Sousa, nº 477. Atualmente conta com uma equipe de 22 colaboradores, sendo 8 fiscais e 14 agentes administrativos e 2 veículos para auxiliar nas operações. Tem como diretor o servidor cedido pela ANTT, Jefferson Veras, que tem uma larga experiência na área de fiscalização de transportes.

EA9A6131 (Copy)

“Esse processo de autorização do consórcio durou cerca de 2 anos e acompanhei de perto todas etapas. A legislação de Mobilidade Urbana abriu essa possibilidade e  fomos atrás para trazer uma solução. A nossa principal atividade é a fiscalização das linhas, horários, segurança e documentação dos ônibus que circulam entre as cidades”, explicou Jefferson.

Outro importante passo é a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Timon, que já iniciou e segue um cronograma desde outubro de 2016. No primeiro momento, foram coletadas informações junto à população e nas secretarias de Planejamento e Infraestrutura.

_EDI7921

Depois de analisados os dados, ainda haverá audiências públicas para discutir junto à população as mudanças. Depois deste processo, que deverá ser finalizado em agosto de 2017, o documento base irá para a câmara dos vereadores para aprovação.

O Plano é uma exigência nacional da Lei 12.587/2012 e, depois de elaborado e aprovado, permitirá acesso a recursos federais destinados às melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana.

EA9A6132 (Copy)

EA9A6127 (Copy)