27 de abril de 2017

Escolas de Educação Infantil de Timon são contempladas com NutriSUS

A estratégia previne e controla a anemia e outras deficiências nutricionais em crianças de 2 e 3 anos

3f1996c2-1ee0-4335-bcb4-5401759974a8

Seis escolas de Educação Infantil de Timon foram contempladas com o NutriSUS, uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com 15 micronutrientes em pó, que visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, prevenir e controlar a anemia e outras deficiências nutricionais.

Agora, o Programa Saúde na Escola (PSE) está realizando reuniões com os pais dos alunos das escolas contempladas para explicar sobre os benefícios do NutriSUS e como irá funcionar a administração da fortificação na merenda escolar. A coordenadora do PSE na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Roseli Rêgo, explica que a mistura vem em sachê e será adicionada a uma das refeições diárias individuais dos alunos de 2 e 3 anos, mediante autorização dos pais. “Estamos nos reunindo com os pais dos alunos para explicar como funciona o NutriSUS, e os que aceitarem a adição do complemento à alimentação do filho assinam um termo de consentimento”.

0762520d-e16b-4548-88a1-4bf61f4b9137

Aos pais que autorizarem a adição da fortificação, é pedido o teste do pezinho ou hemograma da criança, pois se já possuir a anemia falciforme não pode receber o NutriSUS. “A criança que já possui a anemia falciforme deverá receber o tratamento indicado pelo médico, portanto não precisa da fortificação”, pontua Roseli.

A estratégia faz parte da Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria, sob a coordenação do Ministério da Saúde, que tem como perspectiva a atenção integral à saúde das crianças. O objetivo é monitorar a implantação do NutriSUS e programar a pauta de distribuição dos sachês, ou seja, todas as crianças devem começar a receber a fortificação juntas, que será administrada por dois meses, com intervalo de quatro meses.

28eb3463-f89d-4af5-b7c7-817c14c71af9

A adição do complemento na merenda escolar das creches terá o acompanhamento da equipe de nutricionista da SEMED. “Além de explicar sobre o NutriSUS, aproveitamos a oportunidade da reunião com os pais para também incentivá-los a oferecer uma alimentação saudável às crianças, pois alimentos industrializados nos primeiros anos de vida podem favorecer ao desenvolvimento da anemia”, comenta a nutricionista Lanna Farias.

5262bcf2-450f-4d6a-a314-316c22d78011