26 de abril de 2017

Timon apresenta resultados do último LIRA

842A6763

A coordenação do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde concluiu o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), realizado de 17 a 21 deste mês, apontando índice de 2,7, que é tido como baixo, considerando o período chuvoso.

“Esse índice é classificado como médio risco quando não é levado em conta o período chuvoso. E, como sabemos, o município teve fortes chuvas no último mês, o que influenciou na elevação deste índice, mas graças ao trabalho contínuo das nossas equipes, o número não foi maior”, explicou Dolamito Marques, coordenador de Endemias de Timon.

O LIRA é um programa do Ministério da Saúde responsável pelo mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, identificando os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Ele permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

“A problemática do mosquito Aedes aegypti está presente em todo o país, e em Timon, o poder público investe e faz o que lhe compete, e a população também precisa fazer a sua parte. Assim, conseguiremos manter e até reduzir de vez esses índices do Lira, até atingir o percentual considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.