Nas Escolas de Educação Infantil de Timon, as crianças participam constantemente de projetos relacionados à leitura, porque investir no aprendizado desde os primeiros anos de vida escolar pode garantir um melhor resultado quando a criança passar para a etapa da alfabetização.
Durante esta semana, muitas atividades em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, são trabalhadas com os pequenos nas escolas e creches municipais. De acordo com a secretária de educação, Dinair Veloso, a contextualização é explorada nas atividades, com ações voltadas para o aprendizado. “Incentivamos os alunos a tomarem gosto pela leitura desde a Educação Infantil, que é a base da vida escolar deles. Para isso, investimos em estrutura, formação, avaliação, material didático e práticas pedagógicas”.
Na EMEI Dra. Zilda Arns Neumann, localizada no bairro Novo Tempo, as crianças de creche e pré-escola participaram de atividades em um espaço pensado para envolvê-las no mundo da leitura, por meio do Projeto Histórias Encantadas, é o que explica a supervisora Cláudia Leão.
“São três dias de atividades voltadas para a leitura e contação de histórias em sala de aula. com o tema Quem abre um livro, descobre um mundo, hoje preparamos um espaço no pátio para que as turmas pudessem ter uma aula diferente, com pinturas, colagens, contato com os livros e para ouvir histórias”. Ela acrescenta ainda que “esse tipo de atividade faz com que os alunos desenvolvam não só o gosto, mas também o hábito de ler”.
Na oportunidade, diversos personagens da literatura infantil, como os do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, foram apresentados aos alunos, por meio teatrinho e fantasias.