A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) vem concentrando a vacinação antirrábica em várias localidades da zona rural de Timon. A vacinação em cães e gatos é feita de forma itinerante aos sábados, onde é escolhida uma localidade para a ação.
No último sábado (25), o povoado Campo Grande foi o local escolhido para a intensificação do trabalho. “Nós estamos fazendo uma programação onde pretendemos intensificar a vacinação em animais, percorrendo todas as regiões da zona rural durante os próximos meses”, explicou o coordenador do CCZ, Kleiton Mucunan.
Devem tomar as doses cães e gatos acima de quatro meses de vida, incluindo fêmeas prenhas ou amamentando, já que não há contraindicação para estes casos. Outros tipos de animais não serão imunizados contra a doença.
A vacina é gratuita e deve ser aplicada somente pelos agentes do CCZ. Não há distribuição, portanto o dono não pode buscar a dose para aplicar em casa, é preciso levar o cão ou gato a ser imunizado até o local devido ou permitir a imunização quando o servidor chegar à sua casa. A medida visa melhor controle sobre a imunização.