Os moradores do bairro Planalto Formosa receberam, no último sábado (04.03), a equipe do Mutirão “Sábado sem Mosquito”, de Combate ao Aedes aegypti. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros órgãos da administração municipal.
Este foi o sétimo sábado do mutirão de limpeza, inspeção e sensibilização contra a Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. A mobilização teve início na Unidade Básica de Saúde do bairro Formosa e as equipes de agentes de saúde percorreram a região por cerca de dez quarteirões, visitando as casas. “Durante a semana, os agentes já fazem esse trabalho nos bairros, mas no sábado fazemos os mutirões em um bairro específico, intensificando as orientações aos moradores”, contou o secretário de saúde, Márcio Sá.
A moradora Luzia Rodrigues, de 79 anos, disse que teve Chicungunya e ainda sente as dores causadas pela doença. “Não desejo para ninguém. Além de mim, alguns vizinhos também tiveram essa doença. Por isso, aqui na minha casa, temos todo o cuidado para não deixar água acumulada”.
“Conseguimos identificar, localizar e eliminar larvas e passar orientações aos moradores, que estão recebendo muito bem nossa equipe, autorizando nossa entrada em suas casas. Esse é um ponto positivo para a população timonense. É importante que cada um faça a sua parte, em se tratando do mosquito Aedes Aegypti, por isso, nosso trabalho de conscientização todos os sábados”, enfatizou Márcio.
Timon tem índice de infestação da dengue de 0,4%, abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 1%, e até o mês de abril o trabalho da equipe de Saúde irá continuar. Os próximos Mutirões sem Mosquito devem acontecer nos bairros Bela Vista, São Marcos, Cidade Nova, Cajueiro e em mais um trecho do Parque Piauí.