O CIMU (Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana) está realizando ação de fiscalização nas empresas de ônibus que atuam entre Teresina e Timon. A ação é parte do planejamento e acontecerá a cada quatro meses para garantir o cumprimento de determinações que exigem qualidade e segurança no transporte público.
De acordo com o diretor do CIMU, Jefferson Veras, primeiro foi realizada uma visita agendada com a empresa para verificação de documentos e de toda a frota de veículos. “Nesse segundo momento, nós voltamos com equipe para reavaliar se todas as recomendações foram ajustadas e os documentos ou irregularidades foram resolvidos”.
Além da checagem das licenças dos veículos, é feita verificação do Certificado de Cronotacógrafo, que acompanha a velocidade, e são revisados os itens de segurança e usabilidade dos ônibus (teto, piso, janelas…). O não cumprimento das determinações do consórcio poderá implicar multa e até apreensão.
Essa e outras ações fazem parte das funções do CIMU, que foi o primeiro do Brasil autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os passageiros que se sentirem lesados ou quiserem registrar reclamações e sugestões podem ligar para o número 0800 086 5963 ou (99) 3212-5514, das 8h às 12h, de segunda a sexta. Em breve o serviço também funcionará 24 horas através da internet.