A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, através dos representantes e coordenadores dos serviços da rede de assistência social de Timon, esteve nesta quinta-feira 2/03 reunida com membros do Conselho Municipal de Assistência Social. O objetivo do encontro foi apresentar aos conselheiros os serviços que a Semdes oferta. Os conselheiros, por sua vez, representarão os serviços à sociedade civil e organizações não governamentais.
“É uma oportunidade dos membros do conselho conhecerem os serviços ofertados à comunidade através da Semdes. Há uma vasta rede, começando pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que em Timon são cinco. Também há dois CREAS, que são os Centros de Referência Especializada de Assistência Social, além do Centro Pop, voltado para pessoas em situação de rua, Abrigo Pop para jovens, Residência Inclusiva para jovens com necessidades especiais e a Casa de Guarumã, que atua no fortalecimento de vínculos”, detalhou a coordenadora técnica de planejamento, monitoramento e avaliação da Semdes, Josilene Barbosa, referindo-se a alguns dos serviços.
A coordenadora do Centro Convivência do Idoso “Julia Almeida”, Gislene Alcântara, esteve na reunião e apresentou os serviços oferecidos do centro voltado aos idosos. “Damos assistência por meio de oficinas de artesanato, aulas de ginástica e outras atividades de lazer e saúde para idosos. Essa é uma oportunidade de interagirmos com os conselheiros”.
Os conselheiros presentes tomaram posse no final de 2016 e por isso a necessidade desse momento para conhecimento dos serviços. Océlia Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, ressaltou a importância desse encontro. “Esta é uma reunião ampliada com a Semdes e nós, conselheiros, aqui estamos conhecendo os serviços para podermos acompanhar a oferta deles à comunidade, pois uma das atribuições dos conselheiros é fiscalizar a atuação dos serviços e também prestar contas.”
A conselheira Jaqueline da Silva, representante do Morhan – Movimento de Pessoas Atingidas pela Hanseníase, também falou da importância do encontro. “Esse encontro é importante, pois temos uma grande parceria com a Semdes para assistir as pessoas com a doença. Fazemos busca ativa de pessoas com hanseníase e ajudamos no direcionamento delas ao acesso aos serviços, por isso é necessário conhecermos os serviços ofertados pela Semdes.”