Dia de festa, alegria e sorrisos sinceros no carnaval 2017 dos idosos do Centro de Convivência Júlia Almeida, no bairro Cidade Nova, em Timon. O tradicional evento já é esperado todo ano e movimenta o local em fevereiro, com marchinhas de carnaval, a escolha do rei e rainha da terceira idade e muita diversão para quem já tem boas lembranças para recordar de carnavais passados.
A gerente de Proteção Social Básica da Semdes, Maria Edinalva, comenta que esse é um momento importante para os idosos, por se tratar de um de resgate da alegria e da autoestima. “Tudo é preparado com bastante cuidado e amor para oferecer a eles muita felicidade”, comentou.
Com a parceria da Secretaria de Saúde do município, ainda foi realizada aferição de pressão arterial, além de maquiagem pela equipe da Semdes. Embalados ao som de tradicionais marchinhas, eles contaram que gostam muito de participar do carnaval, pois tão importante quanto a saúde, é a alegria.
Dona Ana Barbosa, 73 anos, contou que é atendida no CRAS da Vila João Reis e não falta a nenhum dia de atividade no local. “Desde que comecei lá, há três anos, me dei bem com todos os professores e as outras pessoas. Participar deste carnaval é muito bom, pois me casei com 21 anos e hoje eu estou tendo a oportunidade de me divertir de verdade”.
Outra que contagiava de alegria era a dona Rita Pereira, 74 anos. Ela contou que depois da saúde, a alegria é a melhor coisa na vida de uma pessoa. “Eu gosto de pular carnaval e aqui é um dia de aproveitar muito. Desde que entrei no CSU do bairro São Benedito só melhorei a saúde. Costumo convidar todas as minhas vizinhas para irem comigo. Isso aqui é bom demais”, contou com empolgação estampada no rosto e dançando no ritmo da marchinha.
Depois de dançarem muito ao som das músicas de carnaval, foi aberto espaço para o concurso do Rei e Rainha da Terceira Idade. Os eleitos deste ano foram: Raimundo Borges (64 anos) e a Maria dos Santos (65 anos). A festa ainda continuou e um lanche foi servido para os idosos.
ATENDIMENTO AOS IDOSOS
São atendidos mais de 300 idosos nos Centro de Convivência Júlia Almeida e nos CRAS. De acordo com a gerente de Proteção Social, Maria Edinalva, são realizadas diversas atividades durante a semana nesses locais e o resultado tem sido pessoas mais estimuladas e com aumento da autoestima.
“Temos atividades físicas, sociocultural, atendimento de saúde, ações especificas para saúde do idoso, passeios, além de uma parceria com a Secretaria de Saúde”, explicou Maria Edinalva.