Na manhã desta quarta-feira (25), os Agentes de Combate às Endemias de Timon (ACE) estiveram na Secretaria Municipal de Saúde para discutir sobre algumas demandas relacionadas ao trabalho de combate às endemias no município. Os profissionais foram recebidos pelo gestor da pasta, Marcio Sá, e o deputado estadual Rafael Leitoa.
Entre os assuntos discutidos estiveram pedidos como cursos de capacitação, incentivo estadual, diferenciação nos kits de trabalho e efetivação da portaria que institui premiação para região de saúde que obtiver o melhor resultado no Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA), já que Timon obteve excelente resultado no último mapeamento.
“Apesar de a cidade estar crescendo, os agentes de endemias de Timon vêm conseguindo fechar todos os ciclos e abaixar o índice para menos de 1%, que é o valor preconizado pelo Ministério da Saúde. Então, mediante a alta interferência do homem na região, com a construção de novos empreendimentos e crescimento habitacional, precisamos de mais apoio dos poderes governamentais”, disse o presidente do Sindicato de Endemias de Timon, Gleyson Setúbal.
O secretário de Saúde, Marcio Sá, destacou que o encontro foi oportuno para ouvir as reivindicações que serão apresentadas junto ao governo. “Ouvimos os agentes em alguns pleitos, junto ao Governo do Estado do Maranhão, e o deputado Rafael Leitoa atentamente escutou as reivindicações e já agendou reunião com o secretário de Saúde do Estado para tratar sobre as demandas apresentadas pelos profissionais, que têm desenvolvido um excelente trabalho na cidade”, falou o gestor.