• Portal da Transparência

21 de dezembro de 2016

SEMDES e SEMDEST se unem para criar cooperativa de reciclagem

2

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), através do Centro Pop, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SEMDEST), estão formando uma cooperativa que deverá empregar as pessoas em situação de rua que vivem em Timon. Nesta terça-feira (20/12) as duas secretarias se reuniram para analisar o projeto, que deverá implantado em janeiro de 2017.

 

O Sebrae mais uma vez tem concedido assessoria para viabilizar as diretrizes necessárias para formalizar a cooperativa. De acordo com Maurício Alves, coordenador do Centro Pop, o principal objetivo é oferecer uma fonte de renda e emprego aos beneficiários do serviço e consequentemente trazer benefícios ao meio ambiente.

 

Em breve, será concedida uma oficina para explicar aos futuros membros como vai funcionar e como eles deverão atuar. A assistente social e a psicóloga do próprio Centro Pop ajudarão a estimular os usuários que devido às condições estão desconectados da rotina do emprego formal. De acordo com a gerente da Proteção Social Especial (PSE), Clarissa Mota, a ideia surgiu para proporcionar maior possibilidade de inserção social desses indivíduos.

1

Outra parceria importante conseguida pelo Centro Pop foi com as comunidades terapêuticas que recebem usuários de drogas e oferecem uma oportunidade de recomeçar, dentre elas: Fazenda da Paz, Betesda, Filadélfia, Vida e Esperança, Fazenda da Esperança e Casa do Oleiro, sendo esta última uma das mais atuantes.

 

Ainda segundo o coordenador, dos dezoito beneficiários que estão sendo atendidos atualmente, apenas cinco são de Timon e possuem família no município. “Os outros são provenientes de vários estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia etc. Isso torna a reabilitação mais difícil, pois não possuem familiares que possam ajuda nesse processo, que costuma ser difícil e doloroso. Nós, aqui do centro, acabamos assumimos esse lugar de aconselhamento e conforto” – explica.

3

Últimas Notícias





Siga a prefeitura