Está programada em Timon para este sábado, dia 26, a realização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. O trabalho, coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No município, a meta é imunizar 100% dos animais registrados.
De acordo com informações do Centro de Controle, a população de cães e gatos na cidade é estimada em 52 mil. Para atender a demanda, serão disponibilizados 27 postos de vacinação, localizados em diversos bairros.
Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Após a aplicação da vacina, os animais podem apresentar, por até 36h, sintomas como dores no local vacinado, febre e, até mesmo, ter comportamento mais quieto.
Doença
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.
Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.
Locais em Timon: