A programação da campanha Outubro Rosa, que trabalha a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, movimentou diversos profissionais da Rede de Saúde de Timon, disponibilizando atendimentos a milhares de mulheres no município. Ao todo, foram realizados 2.658 exames na cidade, com 1.836 citologias e 822 mamografias, além das inúmeras palestras e orientações disponibilizadas às usuárias do sistema de saúde.
Durante todo mês de outubro, as equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) intensificaram suas atividades, promovendo palestras com profissionais especializados em diversos pontos da cidade, apresentação de vídeos educativos, agendamento e realização de exames e consultas, caminhadas de mobilização a locais como Ceasa, rodas de conversa com depoimentos de pacientes que já apresentaram diagnóstico de câncer, orientações sobre o autoexame da mama, entre outras atividades.
“A prevenção é o principal alvo desse trabalho. Só podemos nos prevenir contra alguma doença quando temos as informações necessárias e esse foi o objetivo das ações: informar para combater. Assim, as mulheres podem se cuidar melhor e possibilitar um diagnóstico precoce para o combate à doença”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.
Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial que consiste numa série de ações voltadas para a prevenção e o combate ao câncer de mama nas mulheres. Em Timon, durante todo o mês de outubro, as mulheres participaram de uma extensa programação preparada especialmente para elas com o objetivo de conscientizar a importância da prevenção.