O CRAS do Cidade Nova realizou nesta quarta-feira (15/06) uma palestra sobre violência doméstica e feminicídio com a delegada da mulher, Ingrid Albuquerque, e o grupo de mulheres referido naquele centro.
“O objetivo da palestra é sensibilizar as mulheres da comunidade a denunciarem casos de agressão, seja do marido/companheiro ou simplesmente advinda de outro indivíduo, bem como elevar a autoestima dessas mulheres, mostrando às mesmas a capacidade de se tornarem independentes tanto financeiramente como emocionalmente” – explica a coordenadora do CRAS, Andreia Maria.
Pesquisa realizada pela Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, de São Luís, divulgada este ano, concluiu que grande parte das agressões é praticada pelo próprio ex-companheiro, com quem as vítimas têm filhos. Esse número é baseado nos processos de 2015. A violência doméstica ainda é o maior desafio para que sejam aplicadas as punições devidas, já que muitas mulheres não sabem como proceder e têm medo dos seus companheiros ou ex-companheiros. Por conta disso e da grande discussão nacional que está acontecendo foi que o CRAS resolveu promover essa ação.