• Portal da Transparência

10 de junho de 2016

Saúde Mental de Timon terá associação

1

A saúde mental de Timon, preocupada em desenvolver mecanismos através dos quais os usuários dos serviços de saúde mental (CAPS) possam expressar suas reivindicações, realizou nesta semana a primeira reunião com usuários, familiares, profissionais e interessados no assunto para mobilizar e discutir a criação de uma associação de usuários, familiares, profissionais e interessados na Saúde Mental de Timon.

 

A reunião foi conduzida pela terapeuta ocupacional Marta Evelin, do CAPS infantil, que apresentou a experiência de uma associação que existe em Teresina há 15 anos, da qual ela faz parte. Durante a reunião, houve a participação efetiva dos usuários, que expressaram seus desejos em terem seu espaço dentro da comunidade, da sociedade, mesmo tendo problemas psíquicos.

 

“O objetivo da associação é de ser utilizada como estratégia de relação com os espaços sociais, construção de autonomia, o fortalecimento do emponderamento da pessoa com transtorno mental. Vale ressaltar que a associação pode ser vista como uma forma de tratamento, onde a participação do usuário leva-o ao engajamento para além do estritamente terapêutico. Sendo assim, salienta-se que aprender e conhecer também é terapêutico, assim como a autonomia e a liberdade”, ressaltou Roselma Assunção, coordenadora de Saúde Mental em Timon.

 

Participaram da reunião de 53 pessoas, entre usuários, familiares e profissionais da saúde Mental de Timon. Os participantes sugeriram nomes para a associação, assim como se candidataram para a formulação de chapas para eleição da comissão dos membros. A próxima reunião será voltada para a composição e votação das chapas.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura