A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Timon(SEMDES) realizou mais uma ação relativa a Semana de Combate a Exploração Sexual Infantil. Desta vez, alunos das escolas municipais Alice Mendes e São Francisco foram reunidos na praça do bairro Boa Vista, nesta quinta-feira (19/05).
No primeiro momento, elas desenharam e pintaram. Os desenhos foram expostos e, em seguida, os alunos receberam as cartilhas do Pipo e Fifi e ouviram um pouco sobre o projeto “Diga não ao mal”.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é parceira nessa ação, e além de levar as crianças até o local e disponibilizar corpo técnico, tem fortalecido a conscientização dos alunos e corpo docente sobre a importância do envolvimento da escola e comunidade com a causa. Para a professora Rosângela Batista, o projeto é admirável e faz um importante alerta. “Sentia falta de um projeto desse tipo dentro da escola. Procuramos falar sempre sobre o assunto e o resultado é que temos alunos cada vez mais conscientes e por dentro da situação” – explica. Os estudantes que participaram da atividade estão na faixa de 8 a 10 anos.
As crianças também dançaram a música “tesourinha”, que explica sobre a prevenção, de maneira lúdica e divertida, mas que tem uma mensagem pertinente, que é compreender os toques que são suspeitos e sobre a necessidade de conversar com os pais e professores sempre que acontecerem situações desconfortáveis.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, são outros órgãos envolvidos com o projeto.
“Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o município tem no decorrer dos anos desenvolvido muitas intervenções para não deixar esse dia passar despercebido, porque esse é um assunto que deve ser tratado com atenção e empenho” – comenta Clarissa Mota, gerente da Proteção Social Especial.