Dentro da programação da Semana de Combate às Hepatites Virais que acontece em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais do município, realizou algumas atividades em saúde para os idosos horticultores do CRAS CSU.
A ação levou palestras educativas, com informações que tratam da prevenção das Hepatites Virais. “A palestra procurou esclarecer dúvidas sobre os tipos de hepatites virais, seus sintomas, os tratamentos disponíveis e formas de transmissão. A proposta é alertar e conscientizar a todos sobre a importância da vacinação e do diagnóstico precoce das Hepatites”, falou o coordenador do Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais, Francisco das Chagas.
Além da palestra, foi realizada vacinação contra Hepatite B e contra a gripe.
O que é Hepatite B?
A hepatite B é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão. É uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem; são classificadas por letras A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença.