• Portal da Transparência

19 de maio de 2016

Profissionais de saúde participam de treinamento sobre Eventos Adversos Pós-vacinação

IMG-20160519-WA0002

Enfermeiros e médicos do município de Timon, participaram na manhã desta quarta-feira (19/05) de treinamento sobre Eventos Adversos Pós-vacinação (EAPV) que trata de qualquer ocorrência clínica indesejável em indivíduos que tenham recebido algum imunobiológico. O treinamento é ministrado por técnicos da Secretaria Estadual de São Luís e tem por objetivo reforçar aos profissionais orientações sobre EAPV.

“Com o extenso quantitativo de vacinas disponibilizado à população é possível reações indesejáveis aconteçam, pois as vacinas não são 100% seguras e, portanto, eventos adversos mesmo sendo raros podem ocorrer após a aplicação das mesmas. Desta forma, com o treinamento, os profissionais estarão aptos a distinguir que um evento (reação) que está temporalmente associado ao uso de uma vacina nem sempre tem relação causal com a vacina administrada. Esses eventos podem ser relacionados à composição da vacina, aos indivíduos vacinados, à técnica usada em sua administração ou a coincidências com outros agravos”, explicou a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Timon, Itelmária Escócio.

Segundo a enfermeira os eventos adversos podem ser locais ou sistêmicos e, de acordo com sua intensidade, podem ser leves, moderados ou severos (graves). “O calendário vacinal brasileiro é um dos mais amplos contra doenças imunopreviníveis. Assim a Vigilância Epidemiológica tem a tarefa de realizar o monitoramento dos eventos adversos de forma a permitir que os benefícios alcançados com a utilização das vacinas sejam sempre superiores aos seus possíveis riscos”, finalizou.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura