Para celebrar o dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Secretara municipal de Saúde realiza uma semana de atividades alusivas à data. O objetivo da ação é favorecer e fortalecer o emponderamento das pessoas com transtorno mental, para que possam usufruir dignamente dos seus direitos enquanto cidadãos.
“É preciso sensibilizar a comunidade mostrando que a Luta Antimanicomial está voltada para desconstruir a ideia de que a pessoa com sofrimento mental deve ser tratada de forma isolada. A proposta é derrubar os preconceitos que permeiam a doença mental”, destacou a coordenadora de Saúde Mental de Timon, Roselma Assunção.
O secretário municipal de saúde, Márcio Sá, ressaltou a importância do evento, que luta pelo direito da pessoa com transtorno mental a viver em sociedade. “Esta luta faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, além do direito de receber cuidado e tratamento sem que para isto também tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, pontou o gestor.
As ações que marcarão a data tiveram início na manhã desta terça-feira (17), com uma panfletagem em pontos estratégicos da cidade, como Ceasa, rodoviária, Mercado da Formosa e Feira do Parque Alvorada. Para hoje, dia (18), os profissionais e usuários dos Caps de Timon participarão dos Fóruns Antimanicomiais que acontecerão em Teresina. Já nesta quinta, dia 19, será realizada uma atividade especial no Maria Do Carmo Neiva.
A programação culminará com a realização do I Fórum da Luta Antimanicomial de Timon, que trará o tema “Saúde mental e cuidado compartilhado”. O evento acontecerá na sexta-feira (20), a partir das 8h, no auditório da Fundação Cidadania. O público alvo para a ação são pessoas da comunidade, profissionais de Saúde, Educação, Assistência, Segurança, Ministério Público e Defensoria Pública.