A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está realizando a Semana Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao 18 de maio, data de combate nacional, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A Semdes trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dentre outros órgão municipais.
Hoje (18/05) pela manhã as equipes das duas secretarias se mobilizaram para a realização de blitzen em vários pontos da cidade, como Ponte Metálica, Ponte da Amizade, Ceasa, Mercado da Formosa e rodoviária, locais de grande fluxo de pessoas. Foram distribuídos informativos sobre o tema e adesivos para motoristas, pedestres, motociclistas e passageiros dos coletivos.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, são desenvolvidas estratégias de mobilização, como caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, exibição de filmes, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção à violência sexual, panfletagem, campanhas nas rádios. Nesta edição o projeto “Rompendo o silêncio: Diga não ao mau” é outra ação que serve para reforçar a discussão junto às escolas, pais e/ou responsáveis e crianças.
“É necessário convocar todos, seja família, escola, sociedade, governos, igrejas, para darmos as mãos e ter compromisso no enfrentamento da violência sexual” – explica secretária da Semdes, Maria do Rosário Leal.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também está engajada em levantar esta questão nas escolas e nos bairros da cidade e participa das ações junto com a Semdes. As escolas municipais estão participando ativamente dessa campanha. Hoje, a partir das 16h, a Praça São José ganhará mais cor e alegria. Os alunos das escolas: Luís Miguel Budaruiche, U. E. José Waquim, U. I. José Sarney, U. E. Pedro Falcão Lopes, Escola Nazaré Rodrigues e U. E. Francisco Vitorino de Assunção estarão realizando atividades recreativas.