O Centro de Atenção Psicossocial Adulto de Timon (CAPS Adulto) reuniu na manhã desta sexta feira (06) funcionários, usuários e familiares para celebrar os 14 anos de funcionamento da unidade de saúde.
Construído e inaugurado no dia 06 de maio de 2002, na gestão do então prefeito Chico Leitoa, o centro é referência para atendimento de adultos com transtornos mentais severos e persistentes, estimulando sua integração social e familiar, e a busca da autonomia em atendimento multiprofissional.
“Hoje, Timon vivencia um momento de grandes conquistas, com uma saúde mental humanizada, valorizando o potencial de cada usuário que convive dia a dia com uma equipe comprometida com a busca por superar os obstáculos, a fim de promover a qualidade de vida das pessoas que buscam esse serviço em Timon”, falou o secretário de Saúde, Marcio Sá.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental de Timon, Roselma Assunção, o trabalho voltado para essa área teve início por volta do ano 2000, por meio do Programa de Saúde Mental, que era desenvolvido na Policlínica, com uma equipe composta por psiquiatra, psicólogo e enfermeira. Entretanto, com o aumento da demanda, surgiu o primeiro Caps do município.
“O primeiro Caps surgiu baseado nos princípios da Reforma Psiquiátrica, além de ser resultado do aumento na procura pelos serviços em Timon. Era na verdade uma preocupação que se tinha para que os usuários tivessem uma atenção diária e reduzisse o número de internações nos modelos hospitalocêntricos. Então, com a implantação do Caps Adulto, os usuários passaram a ter uma melhor qualidade de vida, convivendo na sociedade e no seio da família e Timon entrou no processo de desconstrução do preconceito com a pessoa com Transtorno Mental que, até então, era vista como incapaz de conviver na sociedade”, explicou Roselma.