• Portal da Transparência

15 de abril de 2016

Especialista apresenta causas e evolução da Microcefalia

20160415_094114

Com a proposta de promover uma atualização sobre o diagnóstico da Microcefalia e apresentar protocolos de atendimento para casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por meio do Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Neiva (CIAEE), realizou na manhã desta sexta- feira (15) palestra sobre o tema, que vem repercutindo de forma preocupante em todo o país.

 

Para conduzir o assunto, a SEMS convidou o neurologista Kelson James Almeida, que é membro da Academia Brasileira de Neurologia, pesquisador do Laboratório de Neurossonologia (transcraniano doppler) e doutorando em Neurologia na USP. “A palestra visa fazer uma atualização de como se faz o diagnóstico da microcefalia, quais são as principais causas e a evolução da literatura e do conhecimento médico nesse período – desde os primeiros casos até a associação mais contundente pelo vírus da zika. Então vamos mostrar o protocolo do Ministério da Saúde e observar as questões internacionais associadas ao tema”, explicou o especialista.

20160415_094010

Participaram do evento assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, mães e professores do CIAEE, profissionais da Vigilância Epidemiológica e representantes da APAE, CAPS e Ministério Público.

 

“Hoje vivemos o boom da Microcefalia e, em função do que está sendo evidenciado, resolvemos trabalhar esse tema, uma vez que no próprio Maria do Carmo Neiva há o atendimento de 03 bebês com microcefalia. Começamos a atender essas crianças com 17 dias de nascidos e hoje estão com 04 meses cada uma. Então a importância de trabalhar o tema com os profissionais se dá na medida em que essas crianças possivelmente vão estar aparecendo em busca do tratamento”, disse Ana Lúcia, coordenadora do CIAEE de Timon.

20160415_093527

Últimas Notícias





Siga a prefeitura