A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Neiva, realizou no último sábado (9) a primeira caminhada com o tema “Autismo não se cura, se compreende”. Vestindo azul e branco, o grupo percorreu toda a Avenida Jaime Rios.
De acordo com a coordenadora do Maria do Carmo Neiva, Ana Lúcia Barranova, a intenção da ação é, primeiramente, chamar atenção para o autismo, já que no mundo todo há mobilizações para conscientizar e informar a população sobre o transtorno. Atualmente, dois milhões de brasileiros são autistas.
O Maria do Carmo Neiva atende cerca de vinte crianças. O CAPSi também presta assistência de saúde especializada para essas crianças e familiares. Antes da caminhada, foi promovido um alongamento com educadores físicos da Secretaria de Esporte. Alunos das escolas José Sarney, Bandeirantes e Nazaré Rodrigues também participaram da passeata.
Maria Eliane dos Santos é mãe de dois autistas. O primeiro tem sete anos e teve maior dificuldade de diagnóstico. A mãe disse ter percebido as dificuldades do filho, que foi diagnosticado com transtorno de grau severo, e mesmo os médicos demoraram a perceber que ele era autista. O segundo filho está com três anos e tem um grau mais leve. “O que eu diria para uma mãe que descobre que tem filho autista é não desistir. Não é fácil, mas a gente vence. Não esconder da sociedade, mesmo sendo muito difícil enfrentar o preconceito das pessoas na rua, que julgam as crianças chamando de mal educados, porque elas não entendem” – falou. Os dois estudam em escola regular e são atendidos por alguns serviços do Maria do Carmo Neiva.