O CRAS da Vila João Reis realizou nesta quarta-feira (30/03) o “Workshop para Mulheres”. Todo o grupo de mulheres foi convidado para participar. O evento tem como principal objetivo estimular o protagonismo feminino. Há alguns dias a equipe técnica do CRAS tem oferecido palestras sobre assuntos que podem despertar o interesse dessas mulheres. A Cemar foi uma das parceiras e levou seus profissionais para falar acerca dos programas de responsabilidade ambiental da empresa. E também informações de economia de energia, exemplos como: ventilador e central de ar – a central de ar gasta menos que um ventilador tufão e dicas de segurança. Muitas mulheres, assistidas pelo CRAS, já adquiriram experiência sobre gestão, por exemplo, através dos programas de transferência de renda, elas têm mudado o perfil socioeconômico de suas famílias.
Aline Salueña, psicóloga e idealizadora do projeto FEMININ@.COM, periódico mensal que aborda o protagonismo e empreendedorismo feminino nas comunidades, especialmente naquelas na quais há pessoas em situação de vulnerabilidade social, concedeu palestra abordando várias questões relacionadas. “A mulher do século XXI é dona de seus caminhos e constrói seu império enfrentando a sociedade machista. Já existem muitos movimentos sociais que lutam pela a igualdade de gênero, mas ainda há muito preconceito a ser enfrentado” – observa.
A assistente social do CRAS, Rosa Trindade, também abriu algumas discussões com as mulheres da região. O micro empreendedorismo foi outro assunto, as mulheres que tem dificuldade de saírem de casa, podem conseguir incrementar sua renda trabalhando em casa, por exemplo, aproveitando o tempo disponível.