• Portal da Transparência

15 de março de 2016

Mulheres do Serviço de Convivência da SEMDES assistem palestras

 20160315_094113

As mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Bairro Flores, mantido pela a Secretaria de desenvolvimento Social de Timon(SEMDES), participaram de uma programação especial de palestras nesta manhã de terça-feira (15/03). Desenvolvida através da parceria entre a Cemar, Ministério Público e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila João Reis.

 

A Companhia Energética do Maranhã (Cemar) explicou às mulheres o projeto Eco Cemar. A iniciativa objetiva a conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente, através da reciclagem e descarte adequado do lixo. O consumidor que levar seu lixo ao posto de coleta recebe descontos na conta de energia. O posto de coleta se localiza na Rua Viana Vaz, no centro, e funciona no horário comercial das 8 ao meio dia e das 14 às 18 horas. Na primeira vez basta levar o talão para cadastro. Cada tipo de resíduo tem um valor. De Timon, no período de um ano e três meses, já foram retiradas cento e oitenta toneladas de resíduos. “Quem tiver garrafa PET pode levar que recolhemos, uma opção até para evitar a dengue” – falou Ailson Lopes, funcionário da Cemar.

 

Bruna Barbosa, assessora do Ministério Público conversou com as mulheres sobre a Lei Maria da Penha. “Falei uma abordagem geral, principalmente nos aspectos básicos. No que diz respeito ao cadastro de vítimas. E das medidas protetivas de urgência. Sobre os tipos de violência e a necessidade delas terem consciência disso. E a necessidade de procurarem os órgãos responsáveis para prestar os auxílios e combater essa violência” – detalha a advogada. Segundo ela, há um número alarmante de violência doméstica no município, para isso o ministério está criando o cadastro de vítimas, que deve ajudar a construir um diagnóstico e mais acesso à informação.

 

A psicóloga Aline Saluena, do CRAS Vila João Reis, finalizou a manhã com as mulheres explicando os serviços disponíveis para elas.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura