Diversas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Timon estão apostando em palestras para conscientizar a população sobre o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. As ministrações são lideradas pelos enfermeiros lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e abordam ações com foco na limpeza dos quintais e a eliminação de criadouros.
Além da realização de discussões dentro das próprias unidades, as palestras acontecem também em locais, dentro da comunidade, que costumam concentrar pessoas. Um exemplo disso foi a palestra realizada pelas equipes da ESF 14 e 52, na Igreja Assembleia de Deus do bairro Formosa.
Escolas na zona urbana e rural também são alvos das ESF, como a unidade escolar Tia Marica (Parque alvorada – ESF 38), Unidade Escolar José Alves Galiza (Povoado Vertente – ESF 45) e Unidade Escolar Urbano Martins (Urbano Martins – ESF 11).
O secretário de Saúde, Marcio Sá, falou sobre essas mobilizações. “A palestra dá início a uma série de eventos relacionados à eliminação do mosquito e a conscientização é nossa aposta. Precisamos criar a cultura de promover um ambiente mais limpo e se cada uma fizer a sua parte, vistoriar o seu quintal e eliminar os eventuais focos, com certeza venceremos essa batalha”, afirmou.