Com o objetivo de intensificar as ações preventivas no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor de doenças endêmicas – a Secretaria Municipal de Timon disponibilizou uma central de atendimento ao público, para que as pessoas possam informar os possíveis focos e criadouros do mosquito que vem causando, além da Dengue, doenças como a Chikungunya e o Zika vírus. Trata-se do Disk Dengue, com o número (99) 3212-2155, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.
Por meio dessa nova ferramenta, será possível solicitar ainda o agendamento do serviço dos Agentes Comunitários de Saúde (ACE), vistorias, realizar denúncia e pedir informações. “Pelo Disk Dengue, dependendo do motivo da ligação, uma equipe da Secretaria de Saúde estará pronta para ir ao local, verificar a denúncia e tomar as devidas providências para eliminar os possíveis focos do mosquito”, disse o secretário municipal de saúde, Marcio Sá.
Em Timon estão sendo realizadas várias ações que visam à conscientização da população. De acordo com Marcio Sá, o município está sendo palco de uma verdadeira batalha contra o Aedes aegypti, em uma força-tarefa que conta com a ajuda de bombeiros, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, vigilância epidemiológica e toda equipe de profissionais da Secretaria de Saúde. Com o objetivo de combater o mosquito e eliminar os criadouros no município, as equipes percorrem as principais ruas e bairros, através de mutirões de limpeza, realizados em parceria com a Superintendência de Limpeza de Timon.
“Um mero descuido com um recipiente de água já é o suficiente para a reprodução do mosquito, que é muito resistente e difícil de combater. Na verdade, precisamos muito que a população nos ajude e faça sua parte, para isto estão aí os mutirões, que disseminam orientações passadas pelas equipes e agora o Disk Dengue, mais uma ferramenta para eliminar este mal”, ressaltou Marcio Sá.