Agentes de saúde conscientizam alunos sobre o mosquito
A Prefeitura de Timon vem desenvolvendo diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município, e a Educação não poderia ficar de fora. As escolas também estão engajadas na luta contra o mosquito, com ações de conscientização aos alunos e pais sobre os seus malefícios.
A Equipe Saúde da Família (ESF – 31) está visitando diversas escolas a pedido dos diretores para orientar, informar e conscientizar os alunos sobre o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. “Só vamos conseguir combater esse mosquito se trabalharmos juntos, por isso é importante essa parceria da Saúde com a Educação. Sem falar que as crianças absorvem as informações, transmitem aos familiares e cobram deles”, comentou Francisnalva Carvalho, agente de saúde.
Os agentes estiveram hoje (26.02) na Escola Batista Ebenezer e na U.E. Nazaré Rodrigues, mas Francisnalva disse que várias escolas estão solicitando a presença da equipe para falar sobre o tema. “Criamos um meio lúdico de orientar sobre o mosquito e já temos até um cronograma de palestras, mas outras equipes também estão visitando escolas”. A equipe aborda o assunto com as crianças por meio de dinâmicas, músicas e teatro de bonecos para despertar a atenção da criançada.
“Aproveitamos a apresentação de um projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no qual as bolsistas falariam sobre o Meio Ambiente com os alunos do 5º ano, para trazer este tema, que está em grande relevância neste momento, e posso dizer que foi muito proveitoso”, contou a diretora do Nazaré Rodrigues, Luzivânia Furtado.
Os agentes de endemias, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), estiveram também nesta semana na U.E Francisco Alves Cavalcante, no Povoado Pinto, e Educandário Irmã Dulce.