A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) promoveu nesta quinta-feira (25) uma reunião para tratar sobre o Plano Emergencial de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus lançado pela Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão. O Plano tem como objetivo a conjugação de esforços para a intensificação do controle vetorial no estado.
Para o encontro, além da equipe da SEMS responsável pelas ações de combate ao mosquito, o gestor de saúde convidou outras secretarias do município, com a proposta de somar esforços na luta contra o mosquito. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), Conselho Municipal de Juventude (Comuj), Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher, Superintendência de Limpeza, entre outras.
“Estamos aqui nessa reunião para discutir sobre o plano estadual de saúde para o combate ao mosquito, onde a Secretaria de Estado baixou uma portaria que dispõe sobre premiação aos municípios que conseguirem os melhores resultados no controle vetorial do Aedes aegypti, tendo em vista que isso é uma emergência de saúde pública e é fundamental que eliminemos e livremos o país desse mal”, disse Marcio Sá.
Na reunião, o secretário enfatizou as ações que estão sendo desenvolvidas no município – como os mutirões que ocorrem aos sábados – e detalhou sobre a importância de traçar novas estratégias de combate em parceria com todos os órgãos do município. O gestor falou ainda sobre o Dia D, que acontecerá no dia 05 de março com todas as regionais de saúde do estado e que, em Timon, será realizado no bairro Parque Alvorada.
Durante as discussões, surgiram sugestões por parte de algumas secretarias, com a proposta de fortalecer os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos. Entre as estratégias, foi sugerida a participação das escolas inseridas na região do Parque Alvorada para que, no Dia D, os estudantes possam reforçar a mobilização.