Timon registra a menor taxa de transmissão do vírus em toda a pandemia.
22 de outubro de 2020 | PublicaçõesDe acordo com o boletim epidemiológico da COVID-19, em Timon, publicado ontem (21), a taxa R0 que indica sobre o índice de transmissão do novo coronavírus caiu consideravelmente nessa 42a semana epidemiológica. A taxa (R0) passou de 0,92 para 0,56.
Essa queda no índice representa uma resposta positiva ao trabalho realizado no município para conter a disseminação do vírus.
Um trabalho ininterrupto que com base em ações conjuntas entre os setores público e privado vem atingindo com êxito os melhores resultados.
É importante frisar também que a saúde tem realizado um número maior de testes na população com sintomas da doença e por conta disso, o número de casos suspeitos tem se mantido dentro de uma margem de estabilidade. Quanto aos leitos de internação, em especial de UTI, que são direcionados para os casos mais graves, nunca atingiram sua capacidade máxima. Nos últimos três meses a ocupação dos leitos de UTI não atinge 50%.
As medidas preventivas e protetivas adotadas pelo município estão sendo fundamentais durante todos esses meses de enfrentamento à doença. Mas é importante e indispensável frisar a necessidade de manter em prática diária todas as orientações da vigilância sanitária. Somente assim iremos poder manter as atividades econômicas em funcionamento e vencer a pandemia sem maiores danos” – João Batista pres do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia COVID-19.
A secretaria municipal de saúde e equipe técnica epidemiológica em Timon esclarecem que o resultado apresentado em relatórios durante a pandemia, depende da postura e escolhas adotadas pela população.Por isso, é fundamental continuar cumprindo as medidas de segurança.