Coronavírus | Timon

Informações sobre o Novo Coronavirus

Igrejas e Templos Religiosos retomam atividades nessa terça-feira (16), em Timon

16 de junho de 2020 | Documentos

A partir desta terça-feira (16), as atividades religiosas serão retomadas de forma gradativa, no município de Timon. É o que consta em decreto municipal N°0150, de 15 de junho, de 2020.

A determinação do decreto considera a Portaria Nº 38 da Casa Civil do governo do Maranhão, que permite o funcionamento de organizações religiosas, em todo o estado, além da deliberação do Comitê Gestor Municipal e as ações de enfrentamento ao novo coronavírus desenvolvidas na cidade pelo poder público.

Nessa retomada gradual de atividades, as igrejas e templos precisam se adequar ao cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas pelo município, como: uso de máscaras, definição de horário para funcionamento das instituições religiosas, com duas celebrações semanais, cada uma com no máximo 1h30 minutos de duração e intervalo mínimo de 1h entre os eventos para evitar aglomerações.

As igrejas que só poderão ocupar 30% da capacidade física do ambiente, também precisam disponibilizar para o público; banheiros, água, sabão e álcool gel, para higiene das mãos na entrada e saída das celebrações. O ambiente precisa estar arejado e o uso de bebedouros não será permitido.

Caso ocorra o descumprimento das medidas sanitárias, a multa aplicada será de R$ 5 mil a R$ 50 mil reais havendo ainda suspensão do alvará e interdição cautelar.

O Decreto Municipal de N °0150, que trata sobre as medidas de retomada das atividades religiosas, já consta como publicação no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (15).