Coronavírus | Timon

Informações sobre o Novo Coronavirus

Plano para retomada das atividades econômicas é apresentado ao Ministério Público

8 de junho de 2020 | Publicações

O Comitê Gestor de Medidas de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 se reuniu na manhã desta segunda-feira (08) com o promotor Antônio Borges Nunes Júnior, titular da 4ª Promotoria de Justiça. O encontro foi na sede da promotoria do município de Timon e tratou sobre como será executado o plano para a retomada das atividades em setores não essenciais no município.

Com base em critérios técnicos, a Prefeitura de Timon apresentou um plano de reabertura controlado e gradativo para a flexibilização dos setores, obedecendo ao protocolo de saúde e segurança e que poderá ser alterado mesmo durante a execução do plano, visto que, serão observados os índices epidemiológicos em cada fase.

“A Prefeitura Municipal de Timon atua com muita responsabilidade nesse momento, estamos procurando as instituições e as classes empresariais para alinhar as ações e verificar a real possibilidade de iniciar essa abertura. No entanto, é de suma importância evidenciar que também seguimos as orientações da justiça, que determinou que a Prefeitura só poderá flexibilizar as normas de isolamento social, se cumprir os indicadores apontados pela entidade, o que inclui uma série de fatores”, explicou Jefferson Veras, secretário de planejamento de Timon.

O Ministério Público reconheceu os esforços da Prefeitura de Timon em elaborar critérios técnicos para as fases de retorno das atividades econômicas. O promotor Antônio Borges comparou os dados de Timon com outros municípios, tais como, os dados de Caxias e Imperatriz e reforçou que o isolamento tem salvado muitas vidas de Timonenses. Destacou ainda, a preocupação com os dados apresentados nos últimos boletins epidemiológicos.

Quesitos como a queda da transmissibilidade, ocupação dos leitos e o indicador de mortalidade serão alguns dos pontos que precisarão ser considerados na tomada de decisão de reabertura do comércio.

Todas as medidas serão discutidas também com a equipe de Governo da Prefeitura de Teresina para alinhar os planos de reabertura entre os dois municípios e, logo em seguida, com os empresários de Timon.